O governo da Bahia anunciou nesta quinta-feira que o novo aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste de Estado, sairá mesmo do papel. O governador Jacques Wagner assinou a ordem de serviço, documento que avaliza a construção orçada em R$ 55 milhões, em cerimônia realizada na cidade que receberá o novo aeroporto.
A solenidade aconteceu no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), com a presença do ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco. O novo aeroporto vai aumentar a capacidade da terceira maior cidade do Estado como origem e destino de voos comerciais, favorecendo o transporte de passageiros, o turismo e a atração de negócios.
O projeto prevê pista de pouso e decolagem medindo 2.300 metros de extensão, vias de acesso, estacionamentos, pátio de aeronaves, redes de iluminação pública, cabines de medição e controle de navegação aérea, farol rotativo, sinalização e iluminação noturna. O aeroporto terá mais R$ 20 milhões em investimentos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa).
A construção será executada por um consórcio formado pelas empresas Top Engenharia e Paviservice Serviços de Pavimentação. O governo não informou prazo para o início e nem para o término das obras.
O leitor Anderson Oliveira, de Vitória da Conquista (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.