Moradores de diversos bairros de São Paulo e de cidades do Estado têm reclamado, já há um tempo, sobre a falta de água em suas residências. E, apesar de as chuvas terem caído com frequência na região neste início de ano, os reservatórios não têm apresentado a recuperação esperada.
Nesta quarta-feira, o Sistema Cantareira caiu para 6,3% de sua capacidade, enquanto o Alto Tietê também apresentou queda, atingindo 11,1%.
O problema da falta de água tem atingido também cidades de outros Estados, como Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Ficar sem água pode ser uma das situações mais desagradáveis a se enfrentar em um dia. Chegar em casa após o trabalho e não conseguir tomar banho ou ter que manter canecas e garrafas cheias para não faltar na hora de fazer comida são alguns dos problemas que aparecem nesse tipo de situação.
Veja algumas dicas para racionar o consumo e lidar com momentos de falta de água, segundo entidades especializadas em sustentabilidade:
1 – Carro
Lavar o carro com mangueira está descartado. Uma alternativa é aproveitar para encher baldes com água das chuvas.
2 – Banho
Não é um bom momento para cantar no chuveiro. Também não indicamos ficar sem tomar banho. Dez minutos no chuveiro é mais do que suficiente para um banho adequado. Não exagere. Também vale aproveitar as altas temperaturas do verão e tomar banho com o chuveiro desligado para economizar energia.
3 – Quintal
Vai lavar o quintal ou a calçada? É realmente necessário? Se for, novamente, não use a mangueira. Uma vassoura pode dar conta do recado. Se a situação estiver muito ruim, use um balde com água – pode aproveitar para enchê-lo durante o banho.
4 – Roupa
O melhor é esperar acumular a roupa suja para lavar tudo de uma vez. Apenas certifique-se de não manchar as peças – tenha cuidado principalmente com as brancas. As roupas íntimas podem ser lavadas durante o banho.
5 – Água para beber
Para não ter de enfrentar a desagradável situação de abrir a torneira e não jorrar nada, mantenha garrafas cheias de água para não faltar, nem que seja apenas para beber, o que é fundamental.
6 – Torneira aberta
Vai escovar o dente ou lavar a louça? Lembre-se de não manter a torneira aberta o tempo todo. Faça dessa medida um ato diário. Não desperdice em nenhuma situação.
7 – Pinga-pinga
Cuidado com torneiras e chuveiros que ficam pingando. Além de desperdiçar, esse pinga-pinga pode pesar no bolso na hora de pagar a conta.
8 – Água mineral
Como prevenção, uma opção é comprar algumas garrafas de água mineral em supermercados e guardá-las para beber nos momentos em que, inesperadamente, o abastecimento for cortado. Melhor prevenir do que remediar.
9 – Sem água
O consumidor tem direito ao abastecimento de água. Quando estiver sem, entre em contato com a empresa responsável, e não fique apenas esperando a situação se normalizar. Faça queixas e peça descontos na fatura.
Como economizar água: Dicas para o dia a dia: Veja dicas para economizar água no seu dia a dia. Saiba quanto de água é possível economizar com atitudes simples