Neste sábado, alguns serviços municipais oferecidos à população de São Paulo terão um esquema especial de atendimento. Por ocasião do tradicional Desfile de 7 de Setembro, no Anhembi, a SPTrans disponibilizará duas linhas especiais de ônibus para facilitar o acesso ao evento. As Ciclofaixas de Lazer, que normalmente funcionam apenas aos domingos, também estarão abertas no sábado. Veja o que abre e fecha em São Paulo no feriado da Independência do Brasil:
Abastecimento
Os mercados municipais atenderão nos seguintes horários no feriado: Kinjo Yamato, das 3h às 15h; Paulistano-Central, das 6h às 18h; Central Leste, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 21h; Tucuruvi e Teotônio Vilela, das 8h às 13h; Santo Amaro, das 8h às 16h; São Miguel, das 8h às 17h; Lapa, das 8h às 18h; Penha, Ipiranga, Sapopemba e Vila Formosa, das 8h às 19h; Guaianases, das 8h30 às 19h30; Pinheiros, das 8h às 13h. No domingo, todos funcionarão nos horários habituais.
Já os sacolões atenderão nos seguintes horários no sábado: Jaguaré, das 6h30 às 13h; Santo Amaro, das 7h às 12h; Brigadeiro, Butantã e João Moura, das 7h às 13h; Bela Vista, City Jaraguá, Lapa, Jaraguá e Rio Pequeno, das 7h às 14h; Avanhadava e Piraporinha, das 7h às 14h30; COHAB Adventista, das 7h às 17h; Estrada do Sabão e Freguesia do Ó, das 7h às 19h; Cidade Tiradentes, das 8h às 15h; São Miguel, das 8h às 17h. No domingo, o atendimento será normal nos horários habituais.
As feiras livres funcionarão nos locais e horários habituais, inclusive no domingo.
Assistência Social
Ao longo de todo o fim de semana, os serviços de emergência e acolhida são fornecidos 24 horas, ininterruptamente. Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Abrigos), Centros de Acolhida (antigos albergues) e Central de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE) serão atendidos pelo 156.
Permanecerão fechados: Loja Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Coordenaria de Assistência Social (CAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Cultura
No feriado e no domingo vão funcionar: Beco do Pinto, Capela do Morumbi, Casa da Imagem (antiga CSA nº 1), Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Sertanista, Casa do Tatuapé, Monumento à Independência (Capela Imperial), Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Solar da Marquesa de Santos, Pavilhão das Culturas Brasileiras, todos das 9h às 17h.
Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Penha, Galeria Olido, Teatro Alfredo Mesquita, Teatro Cacilda Becker, Teatro Décio de Almeida Prado, Teatro João Caetano, Teatro João Caetano, Teatro Martins Penna e Teatro Zanoni Ferrite nos horários habituais.
O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso abrirá no dia 7 e no dia 8 no horário normal (das 10h às 18h). O Teatro Municipal também abrirá só no dia 7, para uma palestra sobre Don Giovanni, às 17h, no salão nobre. A Biblioteca Mário de Andrade abrirá apenas no feriado para o evento "A recepção da poesia e da prosa de língua Alemã no Brasil".
Vão funcionar só no domingo as Bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, Pe. José de Anchieta, Raul Bopp, Viriato Correa e Paulo Setubal. Os Ônibus Bibliotecas, os Bosques de Leitura e o Ponto de Leitura Piqueri atenderão normalmente nos dias 7 e 8, nos horários habituais.
Educação
Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) abrirão para atividades esportivas e lazer nos horários habituais.
Esporte
Os Clubes da Cidade abrirão no sábado e no domingo, nos horários habituais, apenas para atividades esportivas e de lazer.
Ciclofaixas
Excepcionalmente neste final de semana, as ciclofaixas de lazer serão disponibilizadas sábado e domingo, das 7h às 16h, nos locais convencionais. Devido à realização no domingo da prova "Volta da Penha", tendo o trajeto coincidindo na avenida Dom Helder Câmara com a Ciclofaixa da Lazer da Zona Leste, entre as avenidas Cangaíba e São Miguel, excepcionalmente o trecho será desativado até as 10h. Sua montagem e funcionamento acontece após o término da corrida.
Metrô
No sábado, dia 07, o Metrô implantará estratégia especial de operação para os usuários. Nas linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), as mais movimentadas do sistema, haverá reforço na oferta de viagens. Na Linha 1-Azul, os usuários poderão contar com 113 viagens a mais; e na Linha 3-Vermelha, o reforço será de 130 viagens adicionais. Nas demais linhas, a frota de trens em circulação não sofrerá alterações.
Ônibus
Para proporcionar maior oferta de transporte ao público do Desfile de 7 de Setembro, que será realizado no Anhembi, a SPTrans ativará duas linhas especialmente para o evento no sábado. As linhas ligarão o Parque do Anhembi aos terminais Barra Funda e Tietê, com início de operação programado para as 6h. O percurso será tarifado normalmente e os ônibus aceitarão o Bilhete Único. Outras três linhas de ônibus municipais terão seus trajetos desviados em virtude do desfile: 9717/10 COHAB Brasilândia-Santana, 8538/10 Freguesio do Ó-Praça do Correio e 9701/10 Hosp. Cachoeirinha-Metrô Santana. Mais informações de itinerários e linhas pelo telefone 156 ou no site da SPTrans. www.sptrans.com.br
Saúde
No sábado, os hospitais e prontos-socorros funcionarão o dia todo, ininterruptamente. As 99 AMAs tradicionais abrem de segunda-feira a sábado, inclusive no feriado, das 7h às 19h. As 19 AMAs Especialidades fecham no dia 7. As 20 AMAs que funcionam 24 horas abrem todos os dias, sem interrupções. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Ambulatórios de Especialidades (AE) fecham no dia 7 e reabrem na segunda-feira, dia 9.
Subprefeituras
As Praças de Atendimento não funcionam nos finais de semana. Voltam a atender na segunda-feira, nos horários habituais.
Trabalho
As unidades móveis e fixas do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) e do banco de microcrédito São Paulo Confia não funcionam aos finais de semana. Reabrirão na segunda-feira, no horário normal.
Verde e Meio Ambiente
Os Parques Municipais abrirão nos horários habituais.