O vereador de Apucarana, Paraná, Antônio "Toninho" Garcia (União Brasil) disse durante uma sessão da Câmara Municipal que "o pessoal do Nordeste não gosta muito de trabalhar". O caso aconteceu na segunda-feira, 14, e a fala foi repudiada por parlamentares logo depois de ser dita.
Os vereadores discutiam um projeto para concede a utilidade pública à Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo, entidade que busca a integração administrativa, econômica e social dos municípios que a compõem.
Toninho Garcia votou favoravelmente ao texto. E, ao destacar os benefícios da medida e o possível aumento do turismo em Apucarana, o vereador soltou a frase xenofóbica.
"Vou votar favorável. Parabenizar o vereador Molina pelo projeto. Dizer que, um projeto tão importante, o pessoal sai daqui e vai para o Nordeste. No Nordeste, o pessoal não gosta muito de trabalhar, uma parte lá, não todos. Não vamos abranger todos, não. Mas daí tem o turismo do Nordeste, as águas do Nordeste. E agora vai acontecer o contrário, vão vir para o turismo de Apucarana", disse o vereador durante a sessão.
Outros vereadores ficaram incomodados com a declaração, como Moisés Tavares (Cidadania), que é filho de nordestino, e logo rebateu Toninho. Ele repudiou "veementemente aqueles que têm qualquer tipo de preconceito com irmãos de outros estados".
Rodrigo Recife (União Brasil) saiu em defesa do colega, dizendo que ele "não queria dizer aquilo", e disse ter orgulho de sua origem. "O povo nordestino merece todos os aplausos, é muito trabalhador, muito competente e é maioria no nosso país", declarou na ocasião.
Garcia tentou contornar a situação depois. "A gente fala de um jeito e a pessoa interpreta de outro. Pra quem sabe ler, um pingo é letra. Eu não desfiz de pessoas do Nordeste. Só dei um exemplo. E se a pessoa faz de conta que não entendeu, azar o dele. Eu jamais discriminei as pessoas de lá. Só dei um exemplo."
Toninho Garcia é advogado previdenciário há 15 anos, e foi eleito enquanto integrava o Partido Social Liberal (PSL). Na Câmara, ele está em seu quarto mandato, tendo sido eleito também em 1993, 1997 e 2001.
Ao Terra, a equipe do vereador informou que foi emitida uma nota oficial com um pedido de desculpas pela fala do vereador. Leia a seguir:
"ANTÔNIO GARCIA, vereador com assento nesta Casa, vem a público manifestar expressamente que sempre no exercício de seus mandatos eletivos, repudio qualquer ato de discriminação, seja por raça, gênero, orientação sexual, religião, ideologia, origem étnica ou qualquer diversidade.
Assim, realiza formalmente pedido de desculpas a toda comunidade nordestina, eaquem sentiu eventualmenteofendido, com minha equivocadafala durante a Sessão Plenária realizada na data de 14/08/2023. Destaco que reconheço como trabalhadores e produtores de riqueza ao país, todos aqueles oriundos da citada região brasileira.
Reafirmo, que minha intenção epropositojamaisfoi ofender ou mesmo manifestar qualquer sentimento de discórdia, bem como não foi minha intenção ou desejo provocar qualquer forma de preconceito ou falta de respeito.
Priorizando a união de todos em prol do desenvolvimento do municipio e do Vale do Ivai, quero igualmente manifestar pedido de desculpas aos meus pares nesta Casa, manifestando total respeito a atividade legislativa e aos brasileiros de qualquer origem".