Vídeo: bandidos fazem arrastão durante festa de réveillon em praia em Guarujá

Dois homens, de 25 e 26 anos, relataram ter sido abordados por um grupo de indivíduos armados com garrafas; quatro suspeitos foram presos ou apreendidos

2 jan 2025 - 13h04

A festa de réveillon na Praia das Pitangueiras, no Guarujá, litoral de São Paulo, foi marcada por correria na madrugada dessa quarta-feira, 1º. O motivo foi um arrastão na faixa de areia da praia, mostram vídeos gravados a partir de um prédio da região. A gravação agora circula nas redes sociais.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), dois homens, de 25 e 26 anos, relataram ter sido abordados por um grupo de indivíduos armados com garrafas e ameaçados para entregar joias e objetos pessoais. Quatro suspeitos foram presos ou apreendidos posteriormente.

Publicidade

Pelas imagens, publicadas no Instagram pela página Guarujá Mil Grau, é possível ver dezenas de pessoas correndo nos arredores da praia, em gravações que teriam sido feitas logo após a queima de fogos. "Qual a novidade?", comentou uma internauta. "Guarujá sendo Guarujá", disse outro.

Ainda na madrugada de réveillon, um homem, de 18 anos, foi preso e três adolescentes, de 16, 15 e 13 anos, foram apreendidos na Avenida Miguel Estefno, na região da Praia da Enseada, também em Guarujá, informou a Secretaria da Segurança Pública.

O grupo teria sido reconhecido posteriormente pelos dois homens que foram vítimas do arrastão na Praia das Pitangueiras, também conforme a pasta. Os suspeitos foram encaminhados para a unidade policial e o caso, registrado como roubo na Delegacia de Guarujá.

Turistas foram baleados em praias da cidade neste mês

Na terça-feira, 31, um turista chinês de 40 anos foi baleado na perna esquerda durante assalto em uma trilha da Praia do Mar Casado, também no Guarujá. Conforme a prefeitura, o homem foi liberado após passar por atendimento médico. Ninguém foi preso até a última atualização.

Publicidade

No dia 19, um turista de 20 anos morreu baleado na Praia da Enseada. Conforme informações preliminares, ele teria sido alvejado com ao menos dois disparos de arma de fogo. O bandido fugiu em seguida.

Neste caso, o homem foi abordado quando estava caminhando com a esposa na praia. O caso foi apurado inicialmente como tentativa de assalto, mas posteriormente passou a ser investigado como homicídio, uma vez que o atirador sequer levou o celular da vítima.

O Estadão desenvolveu o Radar da Criminalidade do Litoral de São Paulo, ferramenta interativa em que é possível consultar quais são as praias paulistas mais perigosas. Veja abaixo:

Como vem mostrando o Estadão, o êxodo temporário para as praias de São Paulo para aproveitar as férias aumenta a preocupação com turistas, alvo preferencial de bandidos nesta época, e também com moradores. A Secretaria da Segurança Pública afirma que o policiamento tem sido reforçado no litoral.

Publicidade

No Estado, caíram roubos (-13,6%) e furtos (-3,8%) de janeiro a outubro. Nesse período, o litoral registrou quedas até maiores de assaltos, como no Guarujá (-39,8%) e em Santos (-28%). Mas os crimes ainda assustam quem quer relaxar no fim de ano.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações