Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um guarda municipal agredindo com socos um motorista que estava dentro de um carro no centro do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 14. As imagens mostram o momento que o agente tira a vítima do carro, dá diversos socos e foge do local.
GUARDA AGRIDE MOTORISTA | Um motorista foi agredido por um agente da Guarda Municipal na tarde desta terça-feira, no Centro do Rio. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento que o funcionário tira, aos socos, a vítima do carro. pic.twitter.com/8i3XiMt3fR
— Rj Informe News (@RjInformeNews) December 15, 2022
Conforme divulgado pelo R7, a Guarda Municipal confirmou que o agente foi afastado das ruas após o ocorrido, para que seja apurado o caso. A corporação ainda informou que a Corregedoria está acompanhando o andamento da ocorrência na delegacia.
Segundo alega o guarda municipal, ele multou o carro porque o veículo estava estacionado em local irregular, onde fica um ponto de ônibus. Porém, de acordo com ele, no mometo da multa, tinha só uma adolescente dentro do automóvel, que relatou ser a filha do condutor.
O agente alega que o motorista [que ele aparece agredindo nas imagens] chegou em seguida, questionou a multa aplicada e o agrediu com um soco.
Para o R7, a Guarda Municipal também informou que o agente disse ter dado voz de prisão ao homem, mas, devido à recusa e resistência, tentou retirar o motorista do carro e também desferiu golpes contra ele. O guarda alega ainda ter fugido do lugar com medo de ser agredido ou linchado.
De acordo com a 4ª DP (Presidente Vargas) do Rio de Janeiro, a ocorrência foi registrada como lesão corporal e desacato. O guarda municipal foi ouvido e diligências estão em andamento para localizar o motorista.
O Terra também solicitou posicionamento à Secretaria Municipal de Ordem Pública, confira a nota na íntegra:
"A Guarda Municipal do Rio informa que sua Corregedoria está acompanhando o registro da ocorrência em delegacia relacionada ao vídeo que está em circulação, de uma agressão praticada por um guarda municipal no Centro do Rio, nesta quarta-feira, dia 14. O agente relatou que fez abordagem ao veículo após identificar estacionamento irregular (em ponto de ônibus). Havia apenas uma adolescente no carro, que se identificou como filha do proprietário, e ele informou que aplicou a penalidade de multa. Ainda de acordo com o relato do guarda, o condutor chegou em seguida, questionou a ação, desferiu um soco contra ele e entrou no veículo. O agente deu voz de prisão, mas diante da recusa e resistência do homem, tentou retirá-lo do carro e também desferiu golpes contra o condutor. O agente contou que saiu do lugar para previnir ser agredido ou linchado. O caso foi relatado à base, o GM já foi afastado das ruas para apuração e a ocorrência está sendo registrada."