Ao menos 16 homens foram presos nesta quarta-feira, 5, em uma escola na comunidade Nova Holanda, localizada no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, durante uma operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) na região. De acordo com a Polícia Militar, o grupo fugiu para o Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Elis Regina por volta das 6h30, antes de as crianças chegarem para o turno escolar.
Em vídeo publicado nas redes sociais é possível ver o momento do tumuldo dentro da escola. Após as prisões, os criminosos foram levados à delegacia de Bonsucesso, na mesma região.
Veja imagens dos suspeitos:
Hoje era pra ser mais um dia de festinha nas escolas e as crianças são surpreendidas com mais política de violência.
Que tipo de segurança é essa que eles pregam? Isso só traz violência e ameaça vidas. O governador @claudiocastroRJ não se importa!
Vídeo via morador. #marevive pic.twitter.com/7BCPgwDQp9
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que foram apreendidos três fuzis, quatro pistolas, nove granadas, cinco rádios comunicadores e cerca de três quilos de maconha. A pasta também comunicou que o objetivo da operação foi prender criminosos oriundos de outros estados e que estariam escondidos na região.
Veja resposta da Secretaria de Polícia Militar:
"Durante a operação, criminosos fugiram para o interior de uma unidade de ensino do Complexo da Maré e as equipes do BOPE negociaram a rendição dos mesmos. Na ação, 16 criminosos foram presos e foram apreendidos três fuzis, quatro pistolas, nove granadas, cinco rádios comunicadores e cerca de três quilos de maconha".