O momento em que o bebê Nicolas Gaspar, de 2 anos, foi resgatado pela Polícia Militar, na segunda-feira, 8, foi registrado pelas câmeras acopladas ao uniforme dos agentes paulistas. O vídeo mostra o momento em que o homem e a mulher que estavam com Nicolas são interceptados pela PM enquanto se deslocavam para o Fórum de Tatuapé, onde, ao que tudo indica, já pretendiam devolver a criança.
Os dois saem com as mãos levantadas, e é possível ver na imagem borrada que um dos agentes se aproxima da janela frontal do veículo e acena para o banco de trás, no que parece ser uma tentativa de acalmar o menino.
Relembre o caso
Nicolas desapareceu no dia 30 de abril, em São José, na Grande Florianópolis. Porém, familiares só prestaram queixa sobre o desaparecimento na última sexta-feira, 5. Três dias depois, na segunda, o menino foi encontrado na cidade de São Paulo.
A investigação que levou ao paradeiro de Nicolas contou com a participação das polícias Civil e Militar de Santa Catarina e de São Paulo, além de apoio da Polícia Rodoviária Federal.
O menino foi entregue pela mãe a um homem e uma mulher ainda em São José - os mesmos que foram detidos na capital paulista. A polícia, então, traçou o trajeto feito pela dupla até chegar à cidade de São Paulo, onde realizou a prisão.
A mãe de Nicolas estava internada no momento do desaparecimento. Ela dizia não saber o paradeiro do menino, mas depois, em depoimento à polícia, confessou tê-lo entregue à dupla. A mulher, que teria uma saúde emocional fragilizada, também está sendo investigada.