O Governo do Distrito Federal afastou esta semana 13 agentes da Unidade de Internação de São Sebastião, no Complexo Penitenciário da Papuda, distante aproximadamente 20 Km de Brasília. Eles eram investigados pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e pela Secretaria da Criança, por denúncias de agressão a menores infratores internados na unidade.
Conforme o MPDFT, após o recebimento das denúncias, a promotora Isabel Figueiredo enviou oficio solicitando que a direção da unidade encaminhasse os adolescentes para exames no Instituto Médico Legal (IML).
De acordo com o órgão, os laudos confirmaram as agressões.
Depois dos resultado dos exames, o MPDFT pediu ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios o afastamento preventivo dos agentes. Segundo a Secretaria da Criança, embora o ato tenha sido publicado ontem (20) no Diário Oficial do DF, os servidores foram afastados no início da semana.
Representantes da Secretaria informaram que as irregularidades ocorreram no dia 27 de outubro e que todos os agentes que trabalhavam na ala onde estavam os adolescentes agredidos foram afastados.
A Corregedoria da Secretaria da Criança espera concluir o caso em até 30 dias. Só após as investigações será possível apontar a participação de cada um dos agentes nas agressões e determinar punições que, na esfera administrativa, vão da advertência à suspensão e demissão.