Dilma parabeniza arcebispo do Rio por nomeação como cardeal

12 jan 2014 - 14h41
Veja momento em que Papa anuncia novo cardeal brasileiro
Video Player

A presidenta Dilma Rousseff parabenizou o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, pela nomeação como cardeal, anunciada na manhã deste domingo, dia 12. Por meio do Twitter, ela manifestou alegria pela decisão do Papa Francisco.

"Recebi com alegria a notícia de que Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio, foi tornado cardeal pelo papa", escreveu a presidenta na rede social. Mais cedo, o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, haviam cumprimentado o novo cardeal também pelo Twitter.

Publicidade
Arcebispo celebrou missa na Paróquia Santos Anjos, no Leblon, neste domingo
Arcebispo celebrou missa na Paróquia Santos Anjos, no Leblon, neste domingo
Foto: Marcus Vinicius Pinto / Terra

Dom Orani faz parte de uma lista de 19 novos cardeais divulgada durante a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Desse total, 16 terão direito a voto e três não poderão fazer parte do colégio eleitoral em eventual conclave por terem mais de 80 anos.

Com 63 anos, Orani Tempesta é filho caçula de uma família descendente de italianos e nasceu em São José do Rio Pardo (SP). Ordenado padre em 1974, tornou-se bispo de São José do Rio Preto (SP) em 1997 e foi nomeado arcebispo de Belém em 2004. Em 2009, foi escolhido pelo então papa Bento XVI como arcebispo do Rio de Janeiro, onde assumiu a condução da Jornada Mundial da Juventude, em julho do ano passado.

RJ: “anúncio é uma graça de Deus”, diz Dom Orani
Video Player

Com a nomeação de Dom Orani, sobe para dez o total de cardeais brasileiros. Dos atuais brasileiros com cargo de cardeal, apenas quatro têm direito a voto, por terem menos de 80 anos. O arcebispo do Rio será o quinto brasileiro que poderá votar no colégio cardinalício.

Publicidade

Agência Brasil
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se