Conhecido pelo engajamento esquerdista, o cineasta americano Oliver Stone, de 66 anos, criticou a presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira pela recusa em conceder asilo a Edward Snowden, ex-analista da Agência de Segurança dos Estados Unidos (NSA), foragido do país natal desde que denunciou práticas de espionagem do governo.
Very disappointed in Dilma Rousseff, President of Brazil. Not as astute as Lula. Brazil was far too quick to deny asylum to #Snowden .
— Oliver Stone (@TheOliverStone) July 30, 2013
"Muito desapontado com Dilma Rousseff, presidente do Brasil. Não é tão astuta quanto Lula. O Brasil foi rápido demais ao negar asilo a Snowden", escreveu Stone em sua conta pessoal no Twitter.
Vencedor de três Oscars (nas categorias Melhor Diretor por Platoon e Nascido em 4 de julho, e Melhor Roteiro Adaptado por O Expresso da Meia-Noite), Stone declara abertamente apoio aos governos de Cuba e Venezuela .
Snowden segue na Rússia e seu destino é incerto. Diversas nações já negaram o pedido de asilo do ex-agente e, mesmo após uma oferta de proteção da Venezuela, a viagem do americano até o país é considerada arriscada.