Fortes ventos de ciclone causam duas mortes em SP

Duas mulheres morreram em locais distintos do Estado; previsão é de que ventos diminuam a partir da noite desta quinta

13 jul 2023 - 18h18
(atualizado às 18h26)
Em São Paulo, uma árvore destruiu uma guarita, no bairro do Morumbi
Em São Paulo, uma árvore destruiu uma guarita, no bairro do Morumbi
Foto: MARCO AMBROSIO/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Duas mulheres morreram, nesta quinta-feira, 13, no Estado de São Paulo, após a passagem do ciclone extratropical. Segundo a Defesa Civil, as vítimas foram uma idosa de 80 anos, moradora de Itanhaém, no litoral de São Paulo, e uma mulher de 24 anos, de São José dos Campos, no interior.

A idosa morreu com um choque elétrico, depois que uma árvore caiu sobre uma fiação, que a atingiu. No caso da jovem, sua morte foi provocada diretamente pela queda de uma outra árvore, que caiu sobre o carro em que ela estava. A mulher chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu.

Publicidade

Ainda segundo a Defesa Civil, na capital paulista, placas de revestimento de um prédio se soltaram em Cidade Monções, zona sul de São Paulo. As placas caíram em um campo de futebol e não houve feridos. Agentes da CET e equipes da Polícia Militar interditaram as ruas próximas ao edifício para impedir a aproximação das pessoas ao local.

Ciclone extratropical: registros mostram força do vento e destruição no Sul do Brasil
Video Player

Até o momento, o Corpo de Bombeiros recebeu 150 chamados para queda de árvores na Capital e Região Metropolitana de SP, 120 chamados na Baixada Santista e Litoral Sul, 11 no Litoral Norte e 11 chamados para queda de árvores em São José dos Campos.

As maiores rajadas de ventos foram registradas em São Miguel Arcanjo, com 81 km/h, Barueri, com 74 km/h e Cachoeira Paulista, com 72 km/h.

Previsão de tempo para as próximas horas

Publicidade

O ciclone extratropical está se deslocando em sentido ao oceano. A tendência é de que os índices de velocidade média de vento diminuam e as rajadas de vento também devem acompanhar este comportamento.

Assim, com o início da noite, essas rajadas devem diminuir. Entretanto, com o avanço de uma frente fria sobre a região trazendo umidade consigo, deve haver possibilidade de ocorrência de chuva para toda faixa norte do Estado durante a madrugada da sexta-feira, 14. Além disso, a presença de um centro de Alta Pressão, localizado no norte da Argentina, direciona a entrada de uma massa de ar fria sobre a região, derrubando as temperaturas e garantindo assim a sensação de frio intenso nas primeiras horas desta sexta.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se