Após brasileira, francesa é melhor chef mulher do mundo

Hélène Darroze sucede Helena Rizzo, do Maní em São Paulo, na premiação dos 50 melhores restaurantes do mundo

22 abr 2015 - 13h12
(atualizado em 23/4/2015 às 09h51)

A francesa Hélène Darroze, de 48 anos, à frente do restaurante que leva seu nome em Paris e na cozinha do hotel The Connaught, em Londres, venceu o Prêmio Veuve Clicquot para "Melhor Chef Mulher do Mundo" em 2015, anunciaram nesta quarta-feira os organizadores.

Ela receberá o prêmio no dia 1º de junho em Londres, como parte das recompensas do evento "50 melhores restaurantes do mundo", organizado anualmente pela revista britânica Restaurant.

Publicidade

Hélène Darroze sucedeu ao trono a brasileira Helena Rizzo, do restaurante Maní de São Paulo, que ganhou o prêmio em 2014.

Vinda de uma família de cozinheiros, Darroze abriu seu restaurante em Paris em 1999. Ela já havia trabalhado com Alain Ducasse no Louis XV, em Mônaco, e em um restaurante familiar no sudoeste da França.

A premiação dos 50 melhores restaurantes do mundo, patrocinado pelas marcas de água San Pellegrino e Acqua Panna, é muito criticada na França, onde é acusada de estar nas mãos de grandes grupos alimentícios e de empregar uma metodologia questionável.

Em 2014, coroou pela quarta vez o restaurante dinamarquês Noma e distinguiu apenas cinco mesas em toda a França, e nenhuma entre suas 10 principais.

Publicidade
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se