Fiscais do Mapa apreenderam 2.119 pacotes de arroz adulterado em supermercado de Araraquara (SP). Fraude foi identificada durante fiscalização de rotina.
Fiscais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreenderam 2.119 pacotes de 5 quilos de arroz em uma rede de supermercados em Araraquara, no interior de São Paulo, empacotados com embalagens adulteradas. Na fraude, o rótulo dos 10,5 mil quilos do produto afirmava que o arroz era tipo 1, quando, na verdade, era tipo 3.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A fraude foi identificada durante fiscalização de rotina dos agentes no estabelecimento.
Uma Instrução Normativa Ministerial, de 2009, estabelece uma escala de classificação do arroz em tipos, de 1 a 5, conforme a porcentagem da presença de elementos como impurezas, grãos amarelados, danificados, entre outros critérios. Quanto maior o número do tipo do arroz, maior a presença desses elementos.
De acordo com o Mapa, o produto era embalado por uma empresa no Rio Grande do Sul que é reincidente no registro de infrações e terá as irregularidades apuradas em processo administrativo fiscal.
O Ministério afirmou que só irá divulgar o nome da infratora após o encerramento do processo. Os produtos fora da classificação irão retornar à indústria para serem novamente processados e enquadrados no tipo real.
O Mapa solicita aos consumidores que suspeitarem da qualidade de produtos vegetais ou de origem vegetal encontrados no comércio que denunciem a ocorrência na plataforma Fala BR, encontrada no site do Ministério da Agricultura.