Fraude do arroz: fiscais apreendem 10,5 mil quilos de arroz vendidos como tipo superior

Embalagens adulteradas foram encontradas em rede de mercados de Araraquara (SP)

6 nov 2024 - 08h16
(atualizado às 10h28)
Resumo
Fiscais do Mapa apreenderam 2.119 pacotes de arroz adulterado em supermercado de Araraquara (SP). Fraude foi identificada durante fiscalização de rotina.
Fiscais retiram de rede de supermercados 10,5 mil quilos de arroz com disparidade de tipo
Fiscais retiram de rede de supermercados 10,5 mil quilos de arroz com disparidade de tipo
Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

Fiscais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreenderam 2.119 pacotes de 5 quilos de arroz em uma rede de supermercados em Araraquara, no interior de São Paulo, empacotados com embalagens adulteradas. Na fraude, o rótulo dos 10,5 mil quilos do produto afirmava que o arroz era tipo 1, quando, na verdade, era tipo 3.

A fraude foi identificada durante fiscalização de rotina dos agentes no estabelecimento. 

Publicidade

Uma Instrução Normativa Ministerial, de 2009, estabelece uma escala de classificação do arroz em tipos, de 1 a 5, conforme a porcentagem da presença de elementos como impurezas, grãos amarelados, danificados, entre outros critérios. Quanto maior o número do tipo do arroz, maior a presença desses elementos. 

De acordo com o Mapa, o produto era embalado por uma empresa no Rio Grande do Sul que é reincidente no registro de infrações e terá as irregularidades apuradas em processo administrativo fiscal. 

O Ministério afirmou que só irá divulgar o nome da infratora após o encerramento do processo. Os produtos fora da classificação irão retornar à indústria para serem novamente processados e enquadrados no tipo real.

O Mapa solicita aos consumidores que suspeitarem da qualidade de produtos vegetais ou de origem vegetal encontrados no comércio que denunciem a ocorrência na plataforma Fala BR, encontrada no site do Ministério da Agricultura. 

Publicidade
Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se