Governadores de Estados adotaram tom mais ameno do que o dos parlamentares para comentar a demissão de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde.
Por meio de redes sociais, governadores elogiaram a atuação de Mandetta, desejaram sucesso ao novo ministro, Nelson Teich, reafirmaram a defesa de critérios técnicos para a tomada de decisões e abordaram ainda a prerrogativa do presidente da República, Jair Bolsonaro, de nomear e demitir seus subordinados.
Veja, a seguir, reações de governadores:
JOÃO DORIA (PSDB), governador de São Paulo:
"A saída do @lhmandetta (Mandetta) é uma perda para o Brasil. Agradeço o apoio e contribuição com o Estado de SP no combate à pandemia. Desejo êxito ao novo Ministro da Saúde, Nelson Teich, e espero que siga procedimentos técnicos e atenda às recomendações da OMS."
RONALDO CAIADO (DEM), governador de Goiás:
"Ao amigo e colega médico @lhmandetta, missão cumprida! Fez do nosso País, com todas as suas limitações na área da Saúde, referência internacional de como enfrentar a propagação do coronavírus. Salvou milhares de vidas. Obrigado."
EDUARDO LEITE (PSDB), governador do Rio Grande do Sul:
"Respeito a legitimidade do presidente de fazer as alterações em seu time, mas lamento a saída de um ministro que coordenou com competência e dedicação exemplar a política de enfrentamento ao Covid-19. Agradeço a atenção que @lhmandetta deu ao RS e desejo êxito a Nelson Teich."
RENATO CASAGRANDE (PSB), governador do Espírito Santo:
"Meus agradecimentos e respeito ao ministro
@lhmandetta pelo apoio ao ES até aqui e o desejo de êxito ao novo ministro @nelson_teich, diante desse importante desafio."