Governo cancela participação de 4 cubanos do Mais Médicos

19 fev 2014 - 13h15

O Ministério da Saúde desligou nesta quarta-feira quatro médicos cubanos do programa Mais Médicos. Eles faziam parte de uma lista divulgada na semana passada de 89 profissionais que não estavam comparecendo aos postos de trabalho. Com o desligamento publicado no Diário Oficial da União, os médicos tiveram seus registros cancelados e não podem mais exercer a medicina no País.

O Ministério da Saúde notificou na semana passada 89 profissionais do programa que deixaram de comparecer às unidades de atendimento à qual foram destinados. Eles tinham 48 horas para manifestar se permaneceriamm ou deixariam o programa. 

Publicidade

Desse total, 80 eram médicos formados no Brasil, cinco estrangeiros inscritos individualmente e quatro cubanos do acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). 

ENTENDA O 'MAIS MÉDICOS'
- Profissionais receberão bolsa de R$ 10 mil, mais ajuda de custo, e farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa.
- As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais.
- No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros. Eles não precisarão passar pela prova de revalidação do diploma
- O médico estrangeiro que vier ao Brasil deverá atuar na região indicada previamente pelo governo federal, seguindo a demanda dos municípios.
- Criação de 11,5 mil novas vagas de medicina em universidades federais e 12 mil de residência em todo o País, além da inclusão de um ciclo de dois anos na graduação em que os estudantes atuarão no Sistema Único de Saúde (SUS).

 
Fonte: Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se