O prefeito de São Paulo Fernando Haddad afirmou, na manhã desta segunda-feira, que a ciclovia que liga o parque do Ibirapuera à região do Morumbi, na ponte João Dias, zona sul da capital, deve ser concluída ainda em 2016. Ao todo são 37 quilômetros e, segundo Haddad, já há recursos destinados às obras, porém o processo pode esbarrar na burocracia.
“A previsão é essa porque tem recursos destinados a isso. É uma questão de agilidade de licitação não uma questão de financiamento. Nesse caso tem dinheiro reservado das operações urbanas pra esse fim”, disse o prefeito.
O espaço entre o Ceagesp e a ponte João Dias destinado às bicicletas terá 11,5 quilômetros. A licitação de R$ 48 milhões foi concluída pela prefeitura e publicada no Diário Oficial no último fim de semana.
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, Haddad já havia dito que pretendia entregar a ciclovia ainda em sua gestão. Os recursos, que já foram garantidos pelo prefeito, virão “do potencial construtivo pago por empreiteiras que construíram prédios na região da Faria Lima nos últimos 20 anos”, segundo o jornal.
Em 2012 apenas dois quilômetros foram entregues do projeto, entre a avenida Rebouças e a rua dos Pinheiros.