Terminou à 0h deste domingo (22) o horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que começou no dia 19 de outubro e durou uma semana a mais por causa do Carnaval. Os relógios devem ser atrasados em 1 hora.
Este ano por causa do problema da falta d'água, em várias regiões, e, também, para economizar mais energia, o governo federal cogitou a possibilidade de estender o horário, porém, após reunião com a presidente Dilma Rousseff, na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse que o governo avaliou que não valeria a pena a prorrogação.
Segundo o ministro, mais um mês de horário de verão e algumas localidades do País ficariam com um período da manhã mais escuro, acarretando mais consumo de energia. Ele disse também que a economia no final da tarde não seria tão expressiva, já que o pico de consumo tem se deslocado do final da tarde para o início da tarde.
O principal objetivo da medida é reduzir o consumo de energia no horário de pico, registrado a partir das 18h, aproveitando melhor a luminosidade natural.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, o horário de verão deste ano teve uma redução no consumo de energia de 4,5%. O ministério ainda não divulgou o balanço geral do resultado do horário diferenciado.