Um incêndio em uma fábrica na cidade de Penha, no interior de Santa Catarina, gerou uma grande nuvem de fumaça tóxica, causada por produto perigoso, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do estado (CBMSC), na manhã desta terça-feira, 20. As equipes atuam no local para combater as chamas, segundo o último boletim Não há vítimas até o momento.
Os especialistas em emergências com produtos perigosos, Major Fernando Ireno Vieira e Major Marcelo Della Giustina da Silva, analisaram, junto a uma engenheira química da empresa onde ocorreu o incêndio, que há cerca de uma tonelada de Hipoclorito de Cálcio, usado para tratamento piscinas no local.
O produto químico não é o causador do incêndio, e não há relação com as chuvas que atingem a região. Segundo os bombeiros, o produto químico em si não causa toxicidade, porém a fumaça é tóxica por causa da quantidade de material combustível próximo, como plástico polietileno e matérias-primas para produção industrial.
Após averiguação, o Corpo de Bombeiros afirmou que o incêndio é considerado normal, sem ação de produtos perigosos. Porém, ainda trata-se de um incêndio de grande proporção.
Os bombeiros atuam para proteger uma edificação próxima, além de manter a segurança das equipes que atuam no combate às chamas. Em nota ao Terra, os bombeiros informaram que serão necessários milhares de litros de água para o combate.
Ao todo, cinco caminhões atuam no local utilizando água, e um caminhão pipa particular está prestando apoio. O vento está soprando em direção contrária, levando o calor e a fumaça, sem trazer risco para a edificação.