O Instituto Fernandes Figueira (IFF), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgou que o banco de leite humano está em baixa e precisa de doações. A unidade, localizada no Flamengo, na Zona Sul do Rio, atende bebês prematuros. O IFF é referência nacional no atendimento de bebês que precisam de atendimento em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.
O Instituto alega que toda mulher em fase de lactação, que esteja amamentando seu bebê, seja saudável e não faça uso de medicamentos que afetem esse processo podem doar. Também são consideradas doadoras as nutrizes que precisam suspender temporariamente o aleitamento materno diretamente no seio, devido à condição clínica do recém-nascido. Desse modo, as nutrizes cujos filhos estão internados em unidades neonatais ou outras unidades hospitalares, e que ordenham leite humano para consumo exclusivo de seus filhos, são classificadas como doadoras exclusivas.
Para as mulheres que desejam doar leite, não é recomendado o uso de bebidas que contenham álcool. Caso faça a ingestão, é preciso comunicar ao banco de leite. Não é permitido o uso de drogas ilícitas.
Os bancos de leite humano ou postos de coleta devem assegurar que a doação seja exclusivamente da produção excedente e que a doadora siga amamentando o bebê e que ambos estejam saudáveis.
Para a doação de leite humano confira o site da instituição. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo telefone 0800 0268877.