O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva escolheu nesta sexta-feira (30) o senador do PT e economista Jean Paul Prates para comandar a Petrobras.
"Gostaria de anunciar a indicação do Jean Paul Prates para a presidência da Petrobras. Advogado, economista e um especialista no setor de energia, para conduzir a empresa para um grande futuro", escreveu Lula nas redes sociais.
A indicação deverá ser formalizada pelo Ministério de Minas e Energia, que será liderado pelo senador Alexandre Silveira (MDB-MG), no início do próximo governo do petista.
Prates é considerado um especialista no setor de energia e foi um dos coordenadores do grupo que debateu o tema durante o período de transição.
"Precisamos pensar no futuro e investir na transição energética para atender às necessidades do país, do planeta e da sociedade, além dos interesses de longo prazo de seus acionistas [da Petrobras]", disse o novo presidente da Petrobras, reforçando que está honrado com a decisão do petista.
De acordo com Prates, Lula "acredita que a empresa deve permanecer como uma referência de mercado, tecnologia, governança e responsabilidade social". .