O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na tarde desta quinta-feira (9) nos Estados Unidos para se reunir com seu homólogo norte-americano, Joe Biden.
O petista desembarcou por volta das 18h48 (horário de Brasília) e seguiu direto à Blair House, onde ficará hospedado com sua comitiva.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o encontro entre os dois líderes será na tarde desta sexta-feira (10) na Casa Branca, em Washington.
Hoje cedo, antes de embarcar, Lula publicou uma mensagem em suas redes sociais para ressaltar que deseja "construir relações de parceria e crescimento" com os Estados Unidos.
"Bom dia. Hoje embarco aos EUA, onde me reunirei com o presidente Joe Biden na Casa Branca. Queremos construir relações de parceria e crescimento entre nossos países, pelo desenvolvimento da nossa região, debater ações pela paz no mundo e contra as fake news", escreveu.
O encontro entre Lula e Biden será carregado de simbolismos, tendo em vista que ambos derrotaram nas urnas seus adversários políticos que acenavam com a extrema-direita, Jair Bolsonaro e Donald Trump, respectivamente.
Com esta viagem internacional, Lula visita seu terceiro país desde que tomou posse, em 1º de janeiro. Até agora, ele já passou por Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai.
A expectativa é de que o brasileiro também vá para China e Portugal nos próximos meses. .