Lula deixa hotel para iniciar cerimônia da posse

Série de eventos marcam a passagem democrática de poder

1 jan 2023 - 14h40

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, deixou o hotel em que está hospedado no centro de Brasília por volta das 14h25 deste domingo (1º) para dar início às cerimônias da posse do cargo.

Festa deve reunir 300 mil pessoas em Brasília
Festa deve reunir 300 mil pessoas em Brasília
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O primeiro compromisso será um desfile de carro entre a Catedral Metropolitana e o Congresso Nacional. Apesar das recomendações das equipes de segurança, Lula manterá a tradição e desfilará com o tradicional Rolls Royce, usado para cerimônias de posse desde a década de 1950.

Publicidade

Além disso, o vice-mandatário, Geraldo Alckmin, também está no veículo. Ambos estão com suas respectivas esposas.

De lá, Lula segue para o plenário da Câmara dos Deputados onde será empossado formalmente pelo Congresso e fará seu primeiro discurso.

Pouco depois das 14h, as autoridades de segurança fecharam a Praça dos Três Poderes por ter chegado a lotação máxima, de 30 mil pessoas. Será ali que Lula fará o segundo discurso do dia, no Parlatório.

Estima-se que cerca de 300 mil pessoas estejam nos shows e nas celebrações do dia.

Publicidade

Além disso, mais de 60 delegações internacionais estão em Brasília para participar da posse no Congresso e serão recebidas após à noite para uma recepção formal. Ao todo, 120 países estarão representados no evento. .

  
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se