O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, deixou o hotel em que está hospedado no centro de Brasília por volta das 14h25 deste domingo (1º) para dar início às cerimônias da posse do cargo.
O primeiro compromisso será um desfile de carro entre a Catedral Metropolitana e o Congresso Nacional. Apesar das recomendações das equipes de segurança, Lula manterá a tradição e desfilará com o tradicional Rolls Royce, usado para cerimônias de posse desde a década de 1950.
Além disso, o vice-mandatário, Geraldo Alckmin, também está no veículo. Ambos estão com suas respectivas esposas.
De lá, Lula segue para o plenário da Câmara dos Deputados onde será empossado formalmente pelo Congresso e fará seu primeiro discurso.
Pouco depois das 14h, as autoridades de segurança fecharam a Praça dos Três Poderes por ter chegado a lotação máxima, de 30 mil pessoas. Será ali que Lula fará o segundo discurso do dia, no Parlatório.
Estima-se que cerca de 300 mil pessoas estejam nos shows e nas celebrações do dia.
Além disso, mais de 60 delegações internacionais estão em Brasília para participar da posse no Congresso e serão recebidas após à noite para uma recepção formal. Ao todo, 120 países estarão representados no evento. .