Lula depõe em inquérito de crime contra honra de Bolsonaro

Investigação foi aberta a pedido do ministro Sergio Moro

20 fev 2020 - 11h37

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou depoimento nesta quarta-feira (19) à Polícia Federal em uma investigação aberta a pedido do ministro da Justiça, Sergio Moro, baseada na Lei de Segurança Nacional, por supostas ofensas contra o presidente Jair Bolsonaro. O depoimento à PF foi revelado pelos deputados Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do PT, e Paulo Pimenta (PT-RS), que acompanharam Lula, após questionarem a atuação de Moro no caso.

Lula depõe em inquérito de crime contra honra de Bolsonaro
Lula depõe em inquérito de crime contra honra de Bolsonaro
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    De acordo com nota do Ministério da Justiça, o inquérito foi aberto "para investigar possível crime contra a honra do Presidente da República". A denúncia diz respeito ao discurso feito por Lula em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, no dia 9 de novembro do ano passado, um dia após deixar a Superintendência da PF em Curitiba. Na ocasião, o petista disse que Bolsonaro governava para milicianos.

Publicidade

    Já no dia 23 do mesmo mês, Lula chamou o atual presidente de "miliciano" em um vídeo destinado a dois movimentos para convocá-los para lutar contra o governo.

    Segundo a pasta, as declarações do ex-presidente por ter configurado os crimes previstos no artigo 138 do Código Penal e no artigo 26 da Lei de Segurança Nacional, relativos a crimes de calúnia e difamação. Ontem (19), Lula também prestou depoimento no processo decorrente das investigações da operação Zelotes, no qual é acusado de cometer corrupção passiva por supostamente ter beneficiado empresas automobilísticas com Medidas Provisórias em troca de propina.

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se