O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vacinado contra a dengue antes de o Sistema Único de Saúde (SUS) iniciar a campanha de imunização. A primeira dose foi fornecida pela rede privada, em 5 de fevereiro. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Inicialmente, o Palácio do Planalto não havia informado o modelo e custo da vacina, nem o nome do laboratório responsável pela aplicação. A campanha do SUS contra a dengue para o público geral brasileiro começou quatro dias após o presidente receber sua primeira dose. A segunda aplicação ocorreu em 6 de maio.
Na campanha, o Ministério da Saúde limitou a vacinação contra a dengue ao grupo de 10 a 14 anos, porque a pasta enfrentou uma escassez de vacinas.
Durante o atual mandato como presidente, Lula já se vacinou em público contra a gripe e covid-19 para incentivar as campanhas de imunização.
Segundo a Folha, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) não explicou a razão pela qual a vacinação contra a dengue não foi divulgada até então. As informações foram obtidas pela reportagem por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).
No total, Lula recebeu sete aplicações, com a última acontecendo em 17 de junho com o imunizante da farmacêutica Moderna.