O presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue internado sob cuidados semi-intensivos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, segundo boletim médico divulgado por volta de 12h00 deste sábado (14).
De acordo com o comunicado, a programação do dia prevê apenas "exames de sangue", mas não de imagem. "[Lula] Segue lúcido e orientado, alimentando-se e caminhando", diz o boletim, que é assinado por Luiz Francisco Cardoso, diretor de governança clínica do Sírio-Libanês, e Álvaro Sarkis, diretor clínico do hospital.
O petista também é acompanhado por seu médico pessoal, Roberto Kalil Filho, e pela médica da Presidência Ana Helena Germoglio.
Lula passou por uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (10) para drenar um hematoma intracraniano decorrente da queda sofrida no banheiro do Palácio da Alvorada em outubro passado.
Dois dias depois, foi submetido à embolização (fechamento) de uma artéria para minimizar o risco de novas hemorragias. O presidente deixou a UTI na última sexta (13), e a expectativa é de que ele receba alta hospitalar entre segunda (16) e terça-feira (17).
Confira abaixo o boletim médico na íntegra:
"O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sob cuidados semi-intensivos. Hoje, fará apenas exames de sangue, sem nova programação de exames de imagem. Segue lúcido e orientado, alimentando-se e caminhando. O Presidente continua sob acompanhamento da equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio." .