O deputado federal Paulo Maluf (PP), de 86 anos, entregou-se nesta quarta-feira (20) à Polícia Federal (PF), após o ministro do Supremo Trubunal Federal (STF) Edson Fachin determinar que político cumpra sua pena de sete anos e nove meses de prisão em regime fechado.
O STF determinou que Maluf cumpra inicialmente a pena em regime fechado, sem poder trabalhar durante o dia. A sentença também exige que o político perca o seu mandato de deputado.
Como o mandado de prisão foi dado pela Justiça Federal, em Brasília, Maluf deverá se apresentar na capital do país ainda hoje ou nos próximos dias. O político ficará encarcerado em uma ala especial do presídio da Papuda.
Maluf, condenado em maio, foi acusado pelo Ministério Público Federal de desviar dinheiro e usar contas no exterior para lavar o montante roubado na época em que era prefeito de São Paulo, entre 1993 e 1996.
A defesa do ex-prefeito irá entrar com uma medida cautelar para suspender a pena, ou que Maluf cumpra a sentença em prisão domiciliar.