O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse estar a caminho neste sábado da barragem de Jati, no Ceará, após um vazamento ter ocorrido em um duto da estrutura na véspera, provocando a evacuação dos moradores das proximidades.
A barragem faz parte do Eixo Norte da transposição do rio São Francisco.
"Como a prioridade é zelar pelas vidas e garantir a segurança da população em primeiro lugar, o Ministério do Desenvolvimento Regional decidiu evacuar as cerca de 2 mil pessoas residentes no raio de 2 km da Barragem de Jati, na noite de ontem e nesta madrugada", escreveu Marinho em seu Twitter.
"A medida seguiu o Plano de Ação Emergencial (PAE) elaborado para a estrutura. Com o apoio do MDR e das Defesas Civis nacional, estadual e municipal, essas famílias foram levadas para alojamentos na região ou para casas de parentes e amigos até que sejam feitas todas as avaliações", completou.
Marinho afirmou que equipes técnicas da pasta já estão no local. O vazamento ocorreu na tarde de sexta-feira e, apesar de ele ter sido contido em poucas horas, existia dificuldade de avaliação técnica por conta da falta de iluminação, disse o ministro.
Uma coletiva de imprensa será realizada neste sábado às 14h30 no local, segundo Marinho. Enquanto isso, trabalhos de manutenção já foram iniciados e os testes operacionais no Cinturão das Águas do Ceará (CAC) estão mantidos, acrescentou ele.