Mudança de local de eventos da JMJ leva metrô a adotar esquema especial

26 jul 2013 - 18h38
(atualizado às 18h39)
<p>Realização de evento em Copacabana trará grande movimento ao metrô</p>
Realização de evento em Copacabana trará grande movimento ao metrô
Foto: Reuters

A transferência da vigília e da Missa de Envio, de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, para a praia de Copacabana, na zona sul, levou o MetrôRio a montar esquema de operação especial neste fim de semana para atender aos eventos que fazem parte da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A operação já começou, com as estações funcionando 24 horas desde as 7h de quinta-feira. O esquema vai até a manhã de segunda-feira.

As linhas 1 e 2 operam até a estação Siqueira Campos. Todas as estações estão abertas, exceto Presidente Vargas, Cinelândia, Catete e do Cantagalo, que foram fechadas, segundo o MetrôRio, para agilizar a viagem e atender ao aumento do fluxo em direção a Copacabana. Nas estações de maior movimento, caso haja necessidade, haverá controle de fluxo antes do embarque de passageiros para evitar tumulto na entrada e saída dos vagões.

Publicidade

A princípio, o esquema seria apenas para ontem e hoje, e só poderiam embarcar, das 12h às 19h, os passageiros que tivessem comprado o cartão peregrino antecipadamente. Com a transferência dos eventos finais da JMJ, o esquema foi mantido nesta sexta-feira. No sábado e no domingo, todos os cartões serão aceitos, inclusive o cartão peregrino. As bilheterias funcionarão 24 horas e todos os usuários poderão embarcar em qualquer horário.

Papa é recebido com flores por Dilma; veja chegada
Video Player

Em nota, o MetrôRio informou que, na noite passada, houve uma demanda muito grande de passageiros no horário de maior movimento, após o término da Missa da Acolhida. "A Estação Cardeal Arcoverde, que fica em frente ao palco, teve 500 embarques por minuto - cada trem comporta 1,8 mil pessoas. Os intervalos entre as compoisções foram de quatro em quatro minutos e nós trabalhamos com todo o nosso efetivo", diz a nota.

De acordo com a concessionária, os usuários estão embarcando nas estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos. Na Estação Botafogo, o movimento de peregrinos é reduzido. O MetrôRio sugere aos usuários que usem a Estação Botafogo para desafogar as de maior movimento.

No fim de semana, o metrô vai operar com toda a frota de trens e com o efetivo máximo de funcionários. Nos horários de maior movimento, os intervalos serão feitos de quatro em quatro minutos, tempo mínimo de operação.

Publicidade

Papa Francisco no Brasil

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o Papa

Você já conheceu o Papa Francisco no Brasil? Está na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou esteve em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

Agência Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se