Padres celebram simbolismo de missa final na praia de Copacabana

28 jul 2013 - 08h52
(atualizado às 09h27)
Cerca de 8 mil padres terão a oportunidade praticamente única de participar de uma missa aos pés do papa Francisco
Cerca de 8 mil padres terão a oportunidade praticamente única de participar de uma missa aos pés do papa Francisco
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Cerca de 8 mil padres terão a oportunidade praticamente única de participar de uma missa aos pés do papa Francisco. Eles estarão no palco durante o encerramento da Jornada Mundial da Juventude, no final da manhã deste domingo, em Copacabana.

Alguns deles tiveram a oportunidade de estar em missa exclusiva para eles celebrada na catedral do Rio de Janeiro na manhã de sábado, mas o evento de Copacabana é carregado de simbolismo.

Publicidade

"É uma emoção muito grande. O papa é o sucessor de Pedro e o discípulo era pescador", lembra o padre Edilson Roberto da Silva, da paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Padre Miguel, zona oeste do Rio. "Por isso a mudança do Campus Fidei para a praia foi providencial. Os missionários eram enviados pelo mar. Foi coisa de Deus isso".

Padres celebram simbolismo de missa final na praia de Copacabana
Foto: Giuliander Carpes / Terra

Edilson chegou a Copacabana às 4h para ter a possibilidade de participar da missa junto com papa Francisco, mas houve padres que se juntaram aos peregrinos e fizeram a vigília durante toda a noite na praia. "Estava muito frio, mas todo o sacrifício é válido para ter uma benção dessas", afirma o padre Francisco Oliveira, de uma paróquia de Juiz de Fora (MG).

Os padres fizeram concentração na avenida Atlântica atrás do palco da missa. A curiosidade é que o acesso ao local foi dificultado para peregrinos, já que a Força Nacional fez bloqueio de segurança. Mas a batina garantia a passagem.

Publicidade

Papa Francisco no Brasil

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o Papa

ocê já conheceu o Papa Francisco no Brasil? Está na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou esteve em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o papa.

Publicidade
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se