A Petrobras não é uma empresa de comunicação, mas até parece. Isso porque, hoje, 1.146 pessoas atuam no setor de comunicação da estatal, um número muito acima do padrão em qualquer comparação. As informações foram publicadas neste domingo (17) no jornal Folha de S.Paulo.
A nova diretoria da estatal vai contratar uma consultoria para reestruturar a comunicação. A previsão é que os cortes cheguem a 50% em alguns departamentos.
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Um exemplo é a anglo-holandesa Shell, que fatura o triplo da Petrobras, mas que possui uma metade do número de profissionais de comunicação que a brasileira possui. Esses cerca de 500 funcionários cuidam da imagem da Shell em 70 países.
Já a Statoil, que possui uma receita que é pouco mais de metade da da Petrobras, tem uma equipe de 172 pessoas. Na Vale, 45 pessoas cuidam da comunicação.
De acordo com dados divulgados à Folha pela Lei de Acesso à Informação, a equipe de 1.146 profissionais inclui pessoas da área de relações-públicas, jornalistas e técnicos de segurança da informação.
Essas pessoas cuidam do relacionamento da Petrobras com a imprensa, com funcionários e com as comunidades locais. Além disso, muitos atuam com patrocínios e publicidade e atuam nas redes sociais.
Procurada, a Petrobras informou que tem gerências de comunicação em todas as suas áreas de negócioas, nas operações no esterior e nas subsidiárias.
Dos 1.146, 627 são terceirizados. Além disso, como a estatal atua de forma descentralizada, apenas 469 pessoas são subordinadas à presidência. Outros 677 funcionários estão espalhados pelo País e cada diretoria tem seu próprio departamento de comunicação
No geral, a estatal emprega mais de 446 mil pessoas, das quais 80% são prestadores de serviço.