Moradores da pacata Uberaba, cidade com pouco mais de 330 mil habitantes, acordaram com barulho de tiros na madrugada desta segunda-feira (06). Pelo menos 30 bandidos, segundo informes, da Polícia Militar se dividiram em grupos e bloquearam as principais entradas e saídas da cidade. Até o Batalhão da Polícia Militar foi cercado pelos criminosos. Uma empresa de valores foi roubada e o valor não foi informado.
Durante a fuga, o grupo incendiou cinco veículos e espalharam pregos por longos trechos das ruas e avenidas de acesso à cidade. Por causa da ação, cinematográfica, que contou ainda com explosões em outras áreas do município, uma parte da população ficou sem energia e serviços telefônicos.
O prefeito, Paulo Piau, cobrou um reforço das ações de segurança dos governos Estadual e Federal . Ele exigiu que o comando da Polícia Militar aumentasse o efetivo na região e que o Ministério da Justiça também aumentasse o número de policiais federais e rodoviários federais.
Policial morto em outra ação
Em maio deste ano, um policial militar foi morto durante um confronto com bandidos que fugiam depois de roubar um banco em Santa Margarida. Um vigilante também foi atingido e morreu ao tentar reagir ao assalto. Policiais Militares de todos os batalhões do Estado fizeram um minuto de silêncio em várias cidades mineiras.
Em setembro, o secretário de Segurança, Sérgio Barboza Meneses, afirmou que um decreto criaria uma força-tarefa para facilitar a integração das forças de Segurança do Estado. Polícias Militar, Civil, sistema Prisional e até Bombeiros participariam de um grupo que se dedicaria a combater esse tipo de crime.