Caso Jeff Machado: polícia conclui inquérito e indicia dois pela morte do ator

O ex-produtor de TV Bruno de Souza Rodrigues é apontado como mandante do crime e foi indiciado por oito crimes

24 jul 2023 - 08h28
(atualizado às 08h47)
Bruno Rodrigues e Jeander Vinícius
Bruno Rodrigues e Jeander Vinícius
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Polícia Civil do Rio de Janeiro concluiu o inquérito sobre a morte do ator Jeff Machado, e indiciou Bruno de Souza Rodrigues e Jeander Vinicius da Silva Braga por desaparecimento, homicídio e ocultação de cadáver. Uma terceira pessoa foi indiciada por maus-tratos aos cachorros da vítima.

O corpo de Jeff foi encontrado amarrado e concretado dentro de um baú de madeira, enterrado em um terreno no bairro Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, após quatro meses do seu desaparecimento. De acordo com as autoridades, Jeff foi morto por motivo fútil. Tanto Bruno quanto Jeander estão presos desde junho.

Publicidade

Conforme o inquérito, a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) indiciou Bruno por oito crimes: homicídio triplamente qualificado por motivo fútil, asfixia e impossibilidade de defesa da vítima; ocultação de cadáver; estelionato e tentativa de estelionato; furto; invasão de dispositivo informático; maus-tratos a animais e falsa identidade.

Jeff Machado
Foto: Reprodução, Instagram / Purepeople

Já à Jeander, foi imputado homicídio triplamente qualificado por motivo fútil, asfixia e por impossibilidade de defesa da vítima; ocultação de cadáver e maus-tratos a animais. O responsável pelo centro espírita, para onde os cachorros do ator foram encaminhados, no bairro Palmares, foi indiciado pelo crime de maus-tratos a animais. Segundo a Polícia, os animais sofreram maus-tratos físicos e psicológicos.

Neste domingo, 23, o inquérito foi encaminhado à Justiça do Rio de Janeiro, que julgará os três indiciados.

Desaparecimento

O registro de desaparecimento do ator foi feito em 27 de janeiro, quatro dias após sua morte, quando familiares e amigos estranharam a falta de informações e contatos feitos por Jeff. A partir da comunicação, a Polícia deu início às investigações, na qual coletaram depoimentos e imagens de câmeras de monitoramento, até que identificaram os dois suspeitos, Bruno e Jeff. 

Publicidade

O primeiro suspeito é ex-produtor de TV e recebeu do ator R$ 18 mil para que ele fizesse parte do elenco de uma novela, um sonho antigo de Jeff. Com a promessa mentirosa, Bruno temia que o ator cobrasse o dinheiro de volta, e por isso planejou o crime. A casa onde o corpo do ator foi localizado foi alugada em nome de Bruno. Ele teria agido com ajuda do garoto de programa Jeander.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, Jeff Machado foi morto no dia 23 de janeiro
Foto: Reprodução/Instagram/@jeffmachadocosta

Diante das evidências, foi determinada a prisão dos dois. Jeander foi preso no dia 2 de junho, no bairro Santíssimo, Zona Norte do Rio. Os agentes continuaram as buscas pelo segundo autor. Bruno foi detido durante ação conjunta de agentes da DDPA, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e de policiais militares da UPP do Vidigal, no dia 15 de junho. Ele estava com as malas prontas para fugir.

Dinâmica do crime

Conforme apontam as investigações, a vítima foi dopada, asfixiada e estrangulada com um fio de telefone. O corpo foi colocado em um baú do próprio ator, enterrado e concretado no imóvel alugado por Bruno, em dezembro de 2022, exclusivamente para ocultar o cadáver.

Após ser morto, Jeff foi transportado e enterrado por Jeander até o imóvel alugado. A DDPA concluiu também que o ex-produtor de TV tentou vender o carro de Jeff e efetuou compras com os cartões da vítima no total de R$ 7 mil. Os autores também furtaram telefones, notebook, jaquetas de couro e televisão do ator.

Publicidade

Os oito cachorros do ator foram encaminhados para um centro espírita da cidade, onde permaneceram em condições de maus-tratos físicos e psicológicos. Depois, foram abandonados na rua, o que também despertou atenção dos parentes e amigos da vítima na época de seu desaparecimento.

Para encobrir o assassinato, Bruno teve acesso ao telefone de Jeff e manteve contato com a mãe dele e amigos, se passando pelo ator. Ele também utilizou as redes sociais da vítima para fazer postagens falsas.

Postagem foi feita após assassinato de Jeff Machado
Foto: Reprodução/Facebook
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se