Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo aponta que um em cada cinco brasileiros (20%) foi vítima de ao menos um crime entre roubo, sequestro relâmpago e agressão, entre abril de 2013 e o mesmo mês deste ano. O número é quase semelhante ao de brasileiros que tiveram algum parente ou amigo assassinado no período (21%).
De acordo com a pesquisa, jovens com idade entre 16 e 24 anos foram as maiores vítimas dos crimes pesquisados (28%) e os que mais afirmaram ter parentes ou amigos assassinados (30%).
O levantamento aponta também que o número de pessoas vítimas de violência se distribui de maneira uniforme na maior parte do País: 19% nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste e 23% nas regiões Norte e Centro Oeste.
A pesquisa indicou uma interiorização da violência. Apesar disso, o percentual de vitimização segue maior nas grandes cidades. Nos municípios com mais de 500 mil habitantes, 25% dos entrevistados afirmaram ter sido alvo de violência.
O levantamento ouviu 2.637 pessoas entre os dias 3 e 4 de abril, em 162 cidades das cinco regiões do País. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.