Um delegado foi detido em Fortaleza, no Ceará, por desacato após chamar um policial militar em serviço de "vagabundo". Identificado como Igor Vasconcelos Fernandes, de 41 anos, a autoridade policial estava de folga e apresentava sinais de embriaguez. A ocorrência foi registrada na noite desta sexta-feira, 15, no bairro Varjota.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em um vídeo gravado no local, o delegado aparece alterado, com a fala arrastada, e proferindo comentários irônicos e ofensivos aos agentes. Em determinado momento, ele chama o policial militar de "vagabundo", que rebate: "Vagabundo não, me respeite".
Em outro trecho, Igor afirma: "Eu sou delegado de polícia, tu é quem?", ao que o policial militar responde: "Eu sou subtenente da Polícia Militar, estou trabalhando". O PM ainda completa: "Você tá de folga, bêbado".
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) informou, em nota ao Terra, que o delegado foi levado ao 2º Distrito Policial (DP) após desacatar uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE).
Na delegacia, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o delegado, que foi liberado após os procedimentos. "Ele responderá a processo disciplinar junto à Assessoria de Apuração de Transgressões Disciplinares da Polícia Civil", comunicou a corporação.
Ainda na nota, a PCCE afirmou que "desaprova qualquer ato de desrespeito às demais instituições que compõem o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social e que eventuais comportamentos desrespeitosos isolados não refletem, por óbvio, as orientações e princípios da instituição".