Uma mulher de 53 anos foi presa em flagrante após simular o próprio sequestro e usar inteligência artificial em uma tentativa de extorquir o marido, em Planaltina (DF).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com as investigações, a acusada e o marido, naturais de Araguari (MG), estavam no Distrito Federal para uma viagem de trabalho. Para encerrar o relacionamento e ‘recomeçar’ a vida com o dinheiro do resgate, ela decidiu forjar o crime.
Ao colocar a ideia em prática, a mulher fingiu que faria uma viagem de carro para a cidade natal do casal. Ela, porém, permaneceu em Planaltina e, no dia seguinte, enviou mensagens ao companheiro pedindo pelo resgate.
Em uma tentativa de simular um sequestrador, a esposa utilizou de inteligência artificial para criar textos com expressões frequentemente utilizadas por criminosos reais.
Assim que recebeu as mensagens, o marido procurou a 30ª Delegacia de Polícia e registrou a ocorrência. Uma equipe da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais, então, desvendou o crime e efetuou a prisão da mulher, que segue à disposição da Justiça.
Segundo as autoridades, o uso de ferramentas tecnológicas, incluindo inteligência artificial, cresceu entre os criminosos nos últimos anos.