O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani João Tempesta, foi vítima de assalto à mão armada na noite desta segunda-feira em Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro. O cardeal voltava do Centro de Formação do Sumaré, em direção ao bairro da Glória, acompanhado pelo motorista, um fotógrafo e um seminarista, quando foi interceptado por três homens armados. Segundo o próprio cardeal, o veículo seguia em direção ao bairro da Glória e o crime ocorreu às 20h.
Rendidos, os ocupantes do carro foram obrigados a entregar os pertences, inclusive o equipamento do fotógrafo. Dom Orani Tempesta seguiu sua agenda de compromissos enquanto os acompanhantes registraram um boletim de ocorrência.
Segundo informações da rádio CBN, um dos assaltantes reconheceu o religioso e pediu desculpas pelo crime, mas não desistiu do roubo. Foi levado o anel, cordão, crucifixo, caneta e telefone do arcebispo. Durante a fuga, os criminosos abandonaram a maioria dos objetos roubados, que foram recuperados pela polícia.