A condenação de Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz nesta quinta-feira, 31, pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, repercutiu nas redes sociais de amigos, familiares e figuras públicas em geral.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Erika Hilton, Marcelo Freixo, Duda Salabert, José Guimarães, entre outros, utilizaram seus perfis no X (antigo Twitter) para falar sobre o resultado da sentença após 6 anos e 7 meses da morte da vereadora e do motorista.
Além disso, a viúva de Marielle Franco, Mônica Benício, também usou a rede para afirmar que "nenhuma condenação é restauradora da ausência".
Ver Ronnie Lessa e Élcio Queiroz condenados resgata a esperança na justiça dos homens. Nenhuma sentença é reparadora. Nenhuma condenação é restauradora da ausência. Não é felicidade o que sinto, mas alívio em ver, pela 1ª vez, alguma materialidade e responsabilização nisso tudo.
— Monica Benicio (@monica_benicio) October 31, 2024
Essa é uma condenação HISTÓRICA.
Demorou muito. Foram 6 anos de espera e de muita batalha contra a sabotagem para tentar encobrir esse cr1me brutal.
Finalmente a Justiça por Marielle e Anderson começou a ser feita.
Quero mais uma vez me solidarizar com a família da Mari,… pic.twitter.com/kzhqNg5iTP
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) October 31, 2024
JUSTIÇA POR MARIELLE E ANDERSON!
Após mais de 6 anos do assassinato da Vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, os ex-policiais Ronnie Lessa e Elcio Queiroz foram condenados pelos assassinatos.
O veredito do júri popular pela condenação acaba de ser divulgado.…
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) October 31, 2024
“A Justiça é lenta, é cega, é burra, é injusta, é errada, é torta, mas chega”. Depois de 6 anos, 7 meses e 17 dias, a justiça por Marielle e Anderson começou a ser feita! Ronnie Lessa e Élcio Queiroz foram condenados pelos assassinatos. Agora faltam os mandantes. Marielle… pic.twitter.com/w4LSDH1iLC
— Laura Sito (@laurasito) October 31, 2024
Hoje, o Brasil marca um passo importante com a condenação dos assassinos de Marielle Franco e Anderson Gomes. Lessa foi condenado a 78 anos e 9 meses de prisão; Élcio, que dirigiu o carro, foi condenado a 59 anos e 8 meses de prisão. Embora nada traga as vítimas de volta, essa… pic.twitter.com/xLxToHoqPy
— José Guimarães (@guimaraes13PT) October 31, 2024
✊🏼 Foram CONDENADOS os assassinos de
Marielle Franco e de Anderson Gomes.
Ronnie Lessa : 78 anos de prisão !
Élcio de Queiroz: 59 anos de prisão !
Que agora também sejam julgados, com mesmo comprometimento, os mandantes deste trágico capítulo da nossa história.
Marielle e… pic.twitter.com/oJlQOeDqJr
— Duda Salabert (@DudaSalabert) October 31, 2024
Após seis anos e meio das execuções de Marielle Franco e Anderson Gomes, os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz foram julgados e condenados. Lessa, que atirou contra a vereadora e seu motorista, pegou pena de 78 anos de prisão, 9 meses de reclusão e 30 dias de multa. Já Queiroz, que dirigiu o veículo no dia do crime, recebeu sentença de 59 anos de prisão, 8 meses de reclusão e 10 dias de multa. Eles foram condenados por todos os crimes dos quais foram acusados.
Além disso, os dois foram condenados a pagar uma pensão mensal para o filho de Anderson Gomes, Arthur, de 7 anos, até ele completar 24 anos. Eles também deverão pagar, juntos, R$ 706.000 de indenização por dano moral a cada uma das vítimas: Arthur, Ágatha [viúva de Anderson], Luyara [filha de Marielle], Mônica [viúva de Marielle] e Marinete [mãe de Marielle]. A prisão preventiva de ambos foi mantida e eles arcarão com as custas do processo, sem o direito de recorrer em liberdade.