Ex-PM é preso no RS após ter rompido tornozeleira eletrônica

Valdir Saggin é considerado um dos criminosos mais perigosos do Sul do País,e responde a mais de 90 anos de prisão

27 ago 2023 - 09h29
(atualizado às 11h14)
Foto: Reprodução: PC-RS

Valdir Saggin, ex-policial militar condenado por matar dois policiais rodoviários federais em Joinville em 2001, foi detido na quinta-feira, 24, na fronteira entre Brasil e Argentina. A prisão aconteceu em Itaqui, no Rio Grande do Sul. As informações são do jornal O Tempo

De acordo com informações da Polícia Civil, Valdir Saggin está condenado a mais de 90 anos de prisão e é considerado um dos principais criminosos da região sul do país. 

Publicidade

Ainda de acordo com a polícia, Valdir Saggin possui um histórico criminal que inclui antecedentes por homicídio, sequestro, extorsão, roubo a banco, porte ilegal de arma de fogo e estelionato.

Quais foram os 10 Estados com mais assassinatos no Brasil em 2022 Quais foram os 10 Estados com mais assassinatos no Brasil em 2022

A Polícia Civil ainda não possui informações concretas sobre se Valdir Saggin tinha a intenção de fugir para a Argentina ou se estava planejando outras atividades criminosas. As autoridades também o classificam como um dos criminosos mais perigosos da região Sul do Brasil.

Em abril de 2001, Saggin cometeu um assassinou 2 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Joinville. Na ocasião, Valdir e um comparsa foram abordados enquanto transportavam uma metralhadora em uma maleta preta. Eles renderam os policiais e, posteriormente, os mataram. 

Publicidade

Embora tenha sido condenado, ele conseguiu uma progressão de pena que o permitiu ficar em liberdade, sujeito a medidas cautelares.

Depois de utilizar a tornozeleira eletrônica por um período um pouco superior a 2 meses, Valdir conseguiu romper o dispositivo e fugiu no dia 8 de março deste ano. Desde então, ele estava sendo procurado pelas autoridades.

Valdir Saggin é natural de Catanduvas, localizado no Oeste Catarinense. Com 58 anos de idade, ele foi um ex-policial militar em Santa Catarina, mas acabou sendo expulso da corporação. 

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações