Forças de segurança do RS registram ao menos 130 prisões por crimes relacionados às cheias

Desse total, 48 foram por crimes patrimoniais, como roubos contra pessoas afetadas pelas chuvas; outras 49 pessoas foram presas em abrigos

19 mai 2024 - 15h33
(atualizado às 22h28)
Alagamentos em Porto Alegre (RS) nesta segunda-feira, 13
Alagamentos em Porto Alegre (RS) nesta segunda-feira, 13
Foto: MARCELO OLIVEIRA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

As forças de segurança do Rio Grande do Sul registraram ao menos 130 prisões em maio, em meio às enchentes que atingem o Estado. Desse total, 48 foram por crimes patrimoniais, como roubos e furtos de pessoas afetadas pelos temporais. Outras 49 pessoas foram detidas em abrigos. Não há detalhes sobre as demais prisões. As informações são da RBS TV.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), as 130 prisões foram realizadas entre 2 e 18 de maio. As ações foram conduzidas pelas equipes da Brigada Militar e da Polícia Civil. 

Publicidade

Para reforçar a segurança no Estado, a Brigada Militar, que conta com um efetivo de 17,8 mil policiais, suspendeu as férias e reduziu os intervalos de escala. Com o apoio de 700 soldados de outros Estados, a polícia gaúcha consegue mobilizar entre 6,5 mil e 7 mil PMs por dia. Além disso, a Brigada Militar está utilizando 70 barcos para patrulhar as ruas alagadas das cidades do Rio Grande do Sul.

O Terra entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública para obter mais detalhes sobre as prisões e aguarda retorno.

Crimes em abrigos

O governo do Estado anunciou um reforço na segurança dos abrigos, que atualmente atendem 77 mil pessoas. Desde o início das enchentes, houve registros de crimes, inclusive sexuais, dentro dos locais que recebiam os desabrigados. 

Saiba como doar qualquer valor para o Pix oficial do Rio Grande do Sul

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações