A Polícia Civil de São Paulo prendeu na última sexta-feira um homem acusado de participar de pelo menos 22 sequestros-relâmpago na região do ABC, na Grande São Paulo. Segundo divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) nesta segunda, Lukas Marques Saad, 19 anos, agia em parceria com outro criminoso e era investigado há dois meses. Eles foram identificados, entre outros motivos, por ostentar os produtos de roubo nas redes sociais.
De acordo com o delegado Lupércio Antônio Dimov, titular do 1º Distrito Policial de Santo André (Centro), a dupla abordava mulheres, principalmente quando elas estavam de carro e próximas a shoppings centers. Até a manhã desta terça, dez vítimas já haviam reconhecido os criminosos reconheceram os criminosos.
Vários produtos do roubo, como tênis, camisetas e roupas de grife – adquiridos com dinheiro roubado – foram apreendidos e devolvidos às vítimas. A polícia localizou e apreendeu ainda o veículo que era utilizado para cometer os crimes.
“Um (suspeito) entrava no carro e bloqueava a memória do celular da vítima para evitar que fossem rastreados. Depois, andava cerca de 200 metros e ligava para o comparsa, avisando que estava chegando. O segundo entrava no carro e, então, faziam os saques. Esse era o modus operandi da dupla”, explicou o delegado.
Em uma das ações, os acusados abordaram duas mulheres em um carro. Durante conversa, as vítimas escutaram os criminosos se chamando pelos nomes, o que facilitou as identificações, segundo o delegado. Imagens de câmeras do circuito de segurança dos bancos e fotos em redes sociais também foram usadas pelos investigadores.
A polícia procura agora o paradeiro de Danilo Teixeira, 23 anos, o segundo membro da dupla criminosa. As investigações prosseguem em Santo André.