O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) entregou na manhã desta segunda-feira ao secretário de Estado da Casa Civil do Estado, João Abreu, um ofício solicitando a adoção de medidas pela governadora Roseana Sarney (PMDB) para combater a onda de violência e garantir a segurança da população. O primeiro pedido do ofício, entregue pela procuradora-geral de Justiça em exercício, Terezinha de Jesus Anchieta Guerreiro, é que seja requisitado o apoio imediato da Força Nacional.
Segundo o MP maranhense, a medida é necessária por conta das ações praticadas por líderes de facções criminosas. A promotoria pediu também o funcionamento do Gabinete de Gestão Integrada.
O MP pediu também que os principais integrantes das facções criminosas sejam transferidos para penitenciárias federais e que o governo do Estado promova, administrativamente, todas as medidas necessárias para garantir o amparo legal às vítimas e famílias afetadas, inclusive em relação às indenizações.
Nesta segunda-feira, após o auxílio oferecido pelo Ministério da Justiça no domingo, Roseana Sarney decidiu aceitar a ajuda e transferir os principais presos do complexo penitenciário de Pedrinhas para presídios federais. Ao todo, foram ofertadas 25 vagas nessas unidades prisionais.