Operação 'Walking Dead' investiga fraude no INSS da Bahia

Foram concedidas diversas pensões por morte em que os instituidores dos benefícios, que supostamente estariam falecidos, na realidade se encontravam vivos

18 dez 2014 - 16h20
(atualizado às 16h22)
Fraude acontecia por meio da apresentação de documentos falsos perante o INSS, como certidões de óbito, de casamento e folhas de pagamento
Fraude acontecia por meio da apresentação de documentos falsos perante o INSS, como certidões de óbito, de casamento e folhas de pagamento
Foto: Polícia Federal / Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Federal de Juazeiro, na Bahia, e o Ministério da Previdência Social deflagraram uma operação que investigava um grupo criminoso, responsável por fraudar benefícios previdenciários na região do município de Jacobina.

Na operação - chamada de Walking Dead - verificou-se que foram concedidas diversas pensões por morte em que os instituidores dos benefícios, que supostamente estariam falecidos, na realidade se encontravam vivos.

Publicidade

O nome da operação (“Walking Dead”) faz alusão à expressão de língua inglesa que significa “morto vivo” e também a uma série de TV homônima, onde os mortos voltam à vida.

A fraude acontecia por meio da apresentação de documentos falsos perante o INSS, como certidões de óbito, de casamento e folhas de pagamento. O prejuízo sofrido pelo INSS supera os R$ 700 mil. 

Estão sendo cumpridos seis mandatos de busca e apreensão nos municípios baianos de Jacobina, Ourolândia e Umburanas. Nove pessoas serão interrogadas e indiciadas pela prática dos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsificação de documento público.

Batismo de fogo: Os nomes inusitados das operações policiais

Publicidade
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações