O delegado Alexandre Uchôa, da Superintendência da Polícia Federal no Piauí, confirmou, em entrevista ao Terra, nesta quinta-feira, a veracidade de uma foto que comprovaria suposto vazamento do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano no Estado.
"Não podemos afirmar ainda que houve o vazamento. Mas a foto é verídica. Fizemos perícia no celular do estudante. Acontece que ainda não sabemos onde ela foi feita, quando nem por quem. A investigação está em andamento", explicou.
Ainde de acordo com o delegado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, não foi comunicado oficialmente sobre a questão e "está focado nas questões administrativas do fato".
Relembre a denúncia
Foi um estudante da cidade de Picos, no sul do Piauí, que denunciou uma possível fraude na aplicação do Enem. De acordo com o rapaz, horas antes de fazer a prova (no dia 9 de novembro), ele recebeu, através de uma mensagem de celular, uma imagem contendo o tema da redação.
Jomasio Barros, de 17 anos, comentou o caso em suas redes sociais. O jovem disse que não se importou com a foto no momento em que a recebeu, pois acreditou que era falsa. A preocupação só apareceu dentro da sala de aula, quando ele percebeu que a imagem era idêntica à folha da redação do exame.
"No primeiro dia [de aplicação da prova, o sábado], recebi várias mídias falsas. Por isso não dei importância quando recebi esta. Mas quando recebi o caderno de questões e vi que era o mesmo, fiquei com ódio. Tanto que mal fiz a prova. Esperei o tempo mínimo e fui para casa", escreveu em sua página do Facebook.
O rapaz compartilhou a suposta imagem em seu perfil. Ela teria sido recebida em um grupo de Whatsapp do qual ele faz parte às 10h47. O horário de início da aplicação do Enem no Piauí (que não adota o horário de verão) foi 12h. Os alunos estavam liberados para deixar a sala às 14h. Jomasio publicou a foto às 15h41.
Procurado pelo Terra na ocasião, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, disse que estava apurando a denúncia junto à PF.