PF faz buscas contra general da reserva considerado mentor dos atos de 8 de janeiro

Ridauto Lúcio Fernandes é suspeito de organizar invasão à sede dos Três Poderes, em Brasília

29 set 2023 - 11h38
(atualizado às 13h44)
Foto: Reprodução: Exército Brasileiro

A Polícia Federal realiza, na manhã desta sexta-feira, 29, uma operação de busca e apreensão em Brasília, que tem como alvo o general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes. As informações são do jornalista César Tralli, da GloboNews.

Ele é acusado de envolvimento nos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. A ação faz parte da 18ª fase da Operação Lesa Pátria.

Publicidade

Neste momento, Ridauto presta depoimento na Polícia Federal após ter sido intimado pela corporação durante as buscas realizadas em sua residência. No local, os agentes apreenderam celular, arma e passaporte do general.

O Supremo Tribunal Federal também determinou o bloqueio de bens e valores pertencentes a Ridauto Lúcio Fernandes. Na investigação, o general é considerado um dos executores e, possivelmente, um dos mentores dos atos golpistas.

'Kids pretos'

As investigações indicam que o general Ridauto Lúcio Fernandes fazia parte do grupo conhecido como "kids pretos", que ocupava posições de alto escalão no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Os "kids pretos," também conhecidos como "forças especiais" (FE), são militares da ativa ou da reserva do Exército com especialização em operações especiais. Eles recebem treinamento no Comando de Operações Especiais em Goiânia ou na 3ª Companhia de Forças Especiais em Manaus.

Publicidade

Quem é Ridauto ? 

O general Ridauto Lúcio Fernandes é um ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, que estava ligado ao ex-ministro Eduardo Pazuello. Ele assumiu o cargo em julho de 2021 e foi exonerado em 31 de dezembro do mesmo ano, coincidindo com o último dia do governo de Jair Bolsonaro.

Atualmente, Ridauto Lúcio Fernandes exerce a função de professor no Instituto Sagres de Política e Gestão Estratégica Aplicadas, de acordo com informações disponíveis na página oficial da instituição.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações