Um dos traficantes mais procurados do mundo, o colombiano Marcos de Jesús Figueroa García, conhecido como Marquito Figueroa, chegou nesta quinta-feira, por volta das 18h30, à capital paulista. Figueroa foi capturado em Boa Vista em uma parceria entre as polícias brasileira e colombiana, e transferido em aeronave da Polícia Federal (PF).
O traficante ficará preso na Superintendência da PF em São Paulo, no bairro da Lapa, enquanto aguarda o pedido de extradição do governo colombiano. Ele deverá ser extraditado em 60 dias, conforme informou o diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Oslain Campos Santana.
Marquito Figueroa é considerado um dos mais importantes chefes do tráfico de drogas da Colômbia, com reflexos no Brasil, na Venezuela e no Caribe. Ele é acusado do assassinato de autoridades públicas e responde a mais de 100 processos na Colômbia.
Devido à periculosidade, o governo colombiano oferecia recompensa de US$ 250 mil por informações que possibilitassem a prisão do traficante.