PM e 3 suspeitos morrem em operação no Rio; passageiros deitam no chão de trem em meio a tiroteio

Ação da PM prevê a repressão de roubo de cargas e veículos, além de verificar denúncias a respeito de uma possível reunião de criminosos

27 dez 2023 - 14h43
(atualizado às 15h28)
Foto: Reprodução

Uma operação da Polícia Militar na Zona Norte do Rio de Janeiro deixou quatro pessoas mortas, na manhã desta quarta-feira, 27. Entre as vítimas, estão um policial militar e três suspeitos. Devido ao tiroteio em Vigário Geral, passageiros foram flagrados deitados no chão do trem da SuperVia. 

Em nota ao Terra, a PM do Rio informou que a ação é realizada pelo Batalhão de Olaria (16° BPM) e unidades subordinadas ao 1° CPA nas comunidades Parada de Lucas, Vigário Geral, 5 Bocas, Pica Pau e Cidade Alta. A ação tem como objetivo a repressão de roubo de cargas e veículos, além de verificar denúncias a respeito de uma possível reunião de criminosos. 

Publicidade

Logo no início desta quarta, enquanto policiais e criminosos trocavam tiros, algumas linhas da SuperVia precisaram ser interrompidas. Imagens circulam pelas redes sociais e mostram o momento em que os passageiros precisaram deitar no chão do trem para não serem atingidos pelos disparos. 

Problemas mecânicos ocorreram nas estações, impossibilitando o deslocamento do trem, e os passageiros precisaram desembarcar nas estações de Vigário Geral e de Parada de Lucas. O trecho entre Saracuruna e Penha Circular precisou ser interditado e fechado para embarque e desembarque durante parte da manhã.

Passageiros deitam no chão de trem em meio a tiroteio em Vigário Geral, no RJ
Video Player

De acordo com a polícia, uma equipe estava em patrulhamento pela Rua dos Democráticos quando foi atacada por criminosos armados. Um dos policiais foi atingido por um tiro de raspão e foi socorrido para o Hospital Getúlio Vargas, onde foi atendido e liberado.

Um segundo policial foi atingido por um disparo na cabeça e socorrido para a mesma unidade de saúde, mas não resistiu. Um terceiro PM também foi alvejado durante patrulhamento na Rua Bulhões e socorrido ao HGV. Ele passa por atendimento e não corre risco de morte.

Publicidade

Em seguida, equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) que atuavam em apoio aos militares na comunidade de Vigário Geral feriram três criminosos durante um confronto. O trio também foi ao HGV, mas não resistiram. Com os suspeitos, os policiais encontraram quatro fuzis. Outros dois suspeitos foram encaminhados para a 38ª DP, onde os fuzis foram apresentados.

Há equipes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), o Batalhão de Rondas e Controle de Multidão (RECOM) e o Regimento de Polícia Montada (RPMont) atuando em pontos distintos da Av. Brasil, nos dois sentidos. A ação conta com o apoio de uma ambulância do GESAR e, também, de equipamentos do Núcleo de Apoio às Operações Especiais, o NAOE. 

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações