Uma operação policial resultou na apreensão de mais de 100 carros e motos envolvidos em rachas em um bairro nobre da Zona Sul de São Paulo, capital, na madrugada desta sexta-feira, 19. Os encontros no local aconteciam há mais de um mês.
Ao todo, foram autuados 119 veículos que participavam de um racha em um posto de combustíveis localizado na Avenida Europa, próximo ao parque do Ibirapuera. Entre os veículos estão carros populares, carros de luxo e motocicletas. Os motoristas usavam os veículos para mostrar a potência de cada um, e depois apostavam corridas em alta velocidade.
De acordo com a Polícia Militar, a ação foi realizada pelo Comando de Policiamento de Trânsito e do 5º Batalhão de Polícia de Choque, e desencadeou uma megaoperação com objetivo de coibir a realização dos rachas.
Cada condutor foi multado no valor de R$ 2.934,70, e eles ainda correm o risco de perder o direito de dirigir por um período que pode variar de 2 a 8 meses.
No total, 98 policiais militares foram mobilizados pela operação, e 57 viaturas foram deslocadas, além de 4 cães farejadores do Canil da PM, que foram utilizados para a busca de drogas no local. Os 119 veículos apreendidos foram levados por guinchos e caminhões-cegonha, que levaram cerca de seis horas para concluir a operação.
“O objetivo da operação é, basicamente, coibir esses eventos, eventos clandestinos organizados e não autorizados de demonstração e exibição de perícia e manobra de veículos e competição automobilística”, disse Marcos Cunha, tenente-coronel da Polícia Militar, em entrevista à TV Globo.
Participar de rachas é considerado infração gravíssima segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Além dos motoristas, os espectadores também são autuados.
“Hoje, o perfil das pessoas que se encontravam aqui, tanto espectadores, quanto participantes, são pessoas jovens, veículos importados, de luxo, e também veículos modificados. Veículos tunados, rebaixados, característicos desse tipo de evento”, explicou o tenente-coronel da PM.
A PM explica que os eventos não autorizados de competições automobilísticas e de demonstração e exibição de perícia em manobras de veículos realizadas na via pública, geralmente são organizados por influenciadores digitais, que convocam centenas de espectadores e participantes, através de grupos fechados nas redes sociais.
A operação faz parte de um conjunto de ações que buscam fiscalizar e educar sobre a segurança no trânsito. No mês de maio, devido ao movimento Maio Amarelo, as ações são intensificadas, com o tema “No trânsito, escolha a vida”.