A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou nessa quarta-feira, no interior de São Paulo, um caminhão levando 18 pessoas dentro do baú, em “condições extenuantes e desgastantes, uma vez que não existe entrada/saída de ar na carroceria”. Segundo a polícia, o flagra ocorreu na BR-153, em Guaiçara. O caminhão transportava vendedores de rede, vindos de Camaquã, no Rio Grande do Sul.
O caminhão tinha como destino a cidade de São Bento, na Paraíba. Até Guaiçara, ele já tinha viajado cerca de 1.400 km. Faltavam ainda, cerca de 2.600 km até o destino. Após a abordagem, os 18 trabalhadores do baú e outros três que viajavam na carroceria foram cadastrados pela PRF e a documentação foi encaminhada ao Ministério público do Trabalho, que irá promover ações legais contra os empregadores.
A PRF acompanhou todos os trabalhadores até o Terminal Rodoviário de Lins, para seguirem viagem até suas casas. O motorista do caminhão foi autuado por transitar com velocidade superior à máxima, uma vez que ele estava a 115 km/h e no local, a máxima permitida é de 80 km/h. Além disso, foi lavrado auto de infração por transportar pessoas em compartimento de carga e falta do equipamento tacógrafo, obrigatório para este tipo de veículo, totalizando mais de R$ 400 em multas e a perda de 17 pontos na CNH.
O homem foi liberado pela polícia para seguir viagem em seguida.