Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) trocou tiros com uma equipe à paisana do 9º BPM (Rocha Miranda), a chamada P-2, durante operação na comunidade Jorge Turco, em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O caso foi revelado pela TV Globo e confirmado pelo Terra.
Em nota, a Polícia Militar informou que o episódio é verídico e ocorreu durante operação na madrugada de sábado, 17, onde foram presos 14 criminosos. A operação ocorreu um dia após confrontos entre facções rivais na região.
"A corporação já está com as imagens, que serão analisadas e estudadas entre as equipes operacionais da instituição para que episódios como este não aconteçam novamente", disse a PM.
Nas imagens, é possível ver policiais do 9º Batalhão perseguindo um grupo de homens de bermuda. Um tempo depois, os homens do Bope chegam e avistam os homens armados. Sem identificá-los como policiais, a equipe do Bope começa a disparar. Os tiros só param quando um policial do 9º Batalhão aparece para avisar ao Bope que são colegas de trabalho. Na sequência, os policiais se abraçam. Ninguém se feriu.
Veja o vídeo:
Fogo amigo dos dois lados. Bope-RJ x P2. Nenhum dos militares foi ferido. Era uma operação oficial, falha grave de comunicação. pic.twitter.com/ZAn1Lf8aGs
— Revista Sociedade Militar (@SocMilitar) February 18, 2024